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A Topologia das Empresas de Contact Center e a precarização do Trabalho em Uberlândia/MG

Processo: 25/03588-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Regional
Pesquisador responsável:Marina Castro de Almeida
Beneficiário:Daniel Ajudarte de Campos
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades médias   Desenvolvimento regional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidades Médias | Contact Centers | Dispersão territorial | Uberlandia | Desenvolvimento Regional

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é analisar o papel de Uberlândia/MG na divisão territorialdo trabalho das empresas de Contact Centers. O município exerce uma importante atração dosetor, ao concentrar o oitavo maior número de operadores do país em 2023 (MTE/CAGED,2024). O período de expansão do teleatendimento no Brasil coincide com as privatizações dascompanhias telefônicas, no final da década de 1990. Num primeiro momento ocorreu umaconcentração nas regiões metropolitanas, mas a partir da segunda metade da década de 2010 asoperações começaram a se dispersar para os centros urbanos intermediários em busca demenores salários e inferior organização dos trabalhadores. É nesse contexto queUberlândia/MG se torna a cidade média (SPOSITO, 2004) com maior número de trabalhadoresno setor (MTE/CAGED, 2023), se convertendo em um ponto de observação privilegiado.Inicialmente porque a análise da migração das operações pode indicar quais são os aspectosmais relevantes na composição das variáveis de atracão do setor, não mais para regiõesmetropolitanas. E adicionalmente a análise tem o potencial para substantivar a definição decidade média, já que pode caracterizar o papel de intermediação na rede urbana regional a partirda interpretação de sua função na divisão territorial do trabalho das empresas de ContactCenter. (AU)

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