Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de fatores climáticos, resposta numérica e funcional de Aleiodes ceres parasitando lagartas do complexo Spodoptera, visando a utilização em campo do parasitoide.

Processo: 25/08296-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:José Roberto Postali Parra
Beneficiário:Jailma Rodrigues dos Santos
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Empresa:Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)
Vinculado ao auxílio:18/02317-5 - Centro de Excelência em Controle Biológico, AP.PCPE
Assunto(s):Milho   Mumificação   Soja   Entomologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:milho | Mumificação | Noctuidae | Parasitoide larval | Soja | Entomologia

Resumo

Aleiodes Wesmael, 1838 é um gênero de endoparasitoide cenobionte de Lepidoptera amplamente distribuído e com diversas espécies descritas. Recentemente, a espécie Aleiodes ceres Shimbori, 2023, foi coletada em São José dos Pinhais, Paraná, Brasil, parasitando espécies do complexo Spodoptera. Essa espécie demonstrou grande potencial como agente de controle biológico de Spodoptera cosmioides (Walker, 1858), Spodoptera eridania (Stoll, 1782) e Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797), pragas que causam danos severos às culturas de soja e milho e apresentam ampla distribuição geográfica no país (Santos et al., 2025). Com a capacidade de mumificar o hospedeiro (endurecimento da larva antes da pupação), aliada à possibilidade de multiplicação em laboratório e viabilidade de registro, credencia essa nova espécie como promissora para programas de controle biológico. No entanto, para que esse parasitoide possa ser efetivamente utilizado em estratégias de manejo integrado, é essencial compreender como diferentes fatores ambientais e comportamentais influenciam seu desempenho sobre diferentes hospedeiros. Diante disso, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos de fatores climáticos e comportamentais no desempenho de A. ceres sobre S. cosmioides, S. eridania e S. frugiperda, a fim de subsidiar decisões estratégicas para sua criação massal, bem como indicar as condições ideais para sua aplicação no campo, considerando a diversidade climática existente nas regiões agrícolas do Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)