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Desigualdade de Gênero em STEM: Uma análise das barreiras para mulheres na Ciência

Processo: 25/02590-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Janina Onuki
Beneficiário:Sofia Lopes Martins
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/07129-2 - GENDER STI: igualdade de gênero em ciência, tecnologia e inovação: diálogos bilaterais e multilaterais, AP.TEM
Assunto(s):Ciência   Gênero   Instituições   Tecnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciência | Gênero | instituições | tecnologia | Gênero e Relações Internacionais

Resumo

Comumente argumenta-se uma distinção ontológica entre a prática política e a prática científica, no entanto, uma observação sobre a realidade coloca esta perspectiva em xeque. Diversos processos político-sociais de perpetuação da lógica do patriarcado e estruturas hierarquizantes influenciam a existência de lacunas de gênero, as quais impõem barreiras para uma maior representação e participação das mulheres na vida científica. Cientes desta presente desigualdade entre homens e mulheres na Ciência, em especial nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Maths), este projeto de pesquisa se ancora no projeto GENDER STI, nos âmbitos do Horizon 2020 financiado pela Comissão Europeia, para avançar na fronteira do conhecimento no tocante à identificação e análise das principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres ao buscarem se inserir no mundo STEM, bem como propor maneiras de mitigar essas assimetrias de gênero. O projeto de pesquisa se propõe a desenvolver uma análise quantitativa de texto de diversas entrevistas para melhor compreender através de menções, citações e correlações, quais são os principais desafios experienciados pelas mulheres em nível mundial nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). (AU)

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