Busca avançada
Ano de início
Entree

Algas e Endossimbiose: Desenvolvimento de um jogo didático para compreensão da origem dos eucariotos a partir de procariotos

Processo: 25/14858-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Priscila Barreto de Jesus
Beneficiário:Vitória Lopes Fernandes
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:25/02429-1 - Algas por toda parte: elementos orientadores para o ensino de Biologia, AP.R
Assunto(s):Construção do conhecimento   Algologia   Jogos educativos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construção do Conhecimento | Evolução da vida | ficologia | jogos educativos | Sistemática de Criptógamas

Resumo

Muitos estudos indicam que o processo de endossimbiose (quando um organismo passa a viver no interior de outro - o hospedeiro - e ambos se beneficiam dessa relação) foi decisivo para a evolução dos eucariotos a partir de procariotos, através da aquisição de mitocôndrias e cloroplastos. Apesar de ser um conteúdo teórico abstrato, o conhecimento sobre as diferenças entre organismos procariontes e eucariontes - e surgimento dos últimos a partir dos primeiros - pode ser apresentado de forma lúdica, de modo que os estudantes compreendam que as principais diferenças entre eles surgiram a partir do processo de endossimbiose, conferindo as características de cada grupo. Assim, esta proposta pretende desenvolver um jogo que explore a origem dos eucariotos a partir dos procariotos, sua diversidade e processos de endossimbiose utilizando as algas como protagonistas neste processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)