Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da severidade da resistência à antracnose em feijoeiro comum

Processo: 25/14054-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Luciana Lasry Benchimol-Reis
Beneficiário:Beatriz Rodrigues Lins da Silva
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Phaseolus vulgaris   Resistência genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colletotrichum lindemuthianum | Phaseolus vulgaris L | resistência genética | Marcadores moleculares aplicados ao feijoeiro comum.

Resumo

O feijão comum pode ser cultivado praticamente o ano todo em diversas regiões do Brasil, adaptando-se a uma ampla variedade de solos e climas. No entanto, essa adaptabilidade também favorece o surgimento de várias doenças, que podem afetar negativamente a produtividade da cultura. Com as mudanças climáticas e o aumento da temperatura global, certas doenças como a antracnose provocada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum Sacc & Magnus têm se tornado mais frequentes e difíceis de controlar. A principal estratégia para lidar com essa doença é o desenvolvimento de cultivares geneticamente resistentes. Nesse contexto, o objetivo do projeto será analisar a resistência de 200 acessos pertencentes ao Banco de Germoplasma do IAC à dois isolados de antracnose. Estes acessos serão avaliados em experimentos de blocos inteiramente casualizados, com três repetições, com dois isolados em experimentos separados. Espera-se que este estudo possa aprofundar a compreensão dos aspectos genéticos da interação Colletotrichum lindemuthianum - Phaseolus vulgaris L. e apontar alguns genótipos superiores a serem utilizados como cultivares elites do programa de melhoramento do IAC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)