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Lab Mãe d'água - instrumentos científicos abertos para Ciências da Natureza no ensino médio

Processo: 25/14312-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2026
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Milena Ramires de Souza
Beneficiário:Ian Costa
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Santos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:25/03919-2 - BioEduca: desenvolvimento de materiais pedagógicos e estratégias de ensino aprendizagem para a Biologia, AP.R
Assunto(s):Educação ambiental   Ensino de biologia   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bncc | Ciências da Natureza | Educação Ambiental | Ensino de Biologia | práticas de ensino | Tecnologias livres | Ecologia Humana e Educação Ambiental

Resumo

O avanço das tecnologias da informação e comunicação (TIC) tem transformado os processos de ensino e aprendizagem, possibilitando novas abordagens pedagógicas. O aprendizado baseado em pesquisa, que enfatiza a investigação ativa do estudante, pode se beneficiar amplamente do uso de tecnologias livres. O Lab Mãe d'água é uma iniciativa que visa promover o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio por meio de atividades e trabalhos que visam o aprendizado baseado em pesquisa experimental. A proposta envolve o desenho e a construção de instrumentos científicos experimentais de código aberto para o monitoramento ambiental e sua utilização para gerar e analisar dados ambientais. O Lab baseia-se no histórico do Mãe d'água, um veículo aquático robótico não tripulado acoplado a uma solução para o monitoramento de qualidade da água, open source, desenvolvido durante uma pesquisa de mestrado na UNISANTA. O Lab Mãe d'água pretende ir além do projeto original, oferecendo uma estratégia de criação e implementação para atividades no Ensino Médio. A proposta é baseada em métodos empáticos e participativos de pesquisa em design, envolvendo o processo de desenvolvimento dos instrumentos científicos e que possam ser aplicados em atividades de campo, voltadas para a realidade local.

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