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Anarco-bolcheviques? A Aliança Libertária Argentina no movimento de massas, na educação e no anarquismo argentinos (1923-1932)

Processo: 25/10165-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Leandro de Oliveira Galastri
Beneficiário:Ivan Thomaz Leite de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Anarquismo   Movimento operário   História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anarcossindicalismo | anarquismo | Educação | Educação libertária | movimento operário | sindicalismo revolucionário | História da Educação

Resumo

Esta pesquisa busca reconstituir a trajetória e as concepções ideológicas, estratégias e táticas da Aliança Libertária Argentina, organização específica anarquista fundada em 1923, a primeira no país austral. Essa organização foi marginalizada pela historiografia porque foi isolada pelas correntes dominantes do anarquismo argentino que acusavam a ALA de ser uma organização orientada pelo comunismo soviético. É nesse espírito que o setor organizado em torno do jornal La Protesta cria o termo "anarco-bolchevique" como forma de desqualificação da militância aliancista. A pesquisa discutirá como a Revolução Russa e o Maximalismo influenciaram os diferentes grupos que compuseram a ALA e como essa influência foi incorporada, buscando caracterizar a doutrina político-ideológica da organização, sua estrutura organizativa e concepção política. Também abordará a orientação estratégica que essa organização levou ao movimento de massas, atuando na Unión Sindical Argentina (USA), em sindicatos urbanos e contribuindo para a organização de sindicatos de trabalhadores rurais. Outra questão importante a ser tratada é a posição da organização em relação ao tema da educação, particularmente na discussão tática entre a criação de escolas modernas independentes da estrutura da educação pública (estatal) ou a disputa da estrutura educacional pública visando sua autogestão através do sindicato de professores que foi criado com a colaboração direta de militantes anarquistas na década de 1910.Buscaremos construir uma reflexão sobre a relação entre organização política e anarquismo, tensionando os limites da ideia de que organizações políticas no meio anarquista são expressões de uma importação de doutrinas externas e que o anarquismo é essencialmente antiorganizacionista. Também nos aprofundaremos na caracterização doutrinária e da estrutura organizativa da Aliança Libertária Argentina, passando pelas discussões estratégicas entre anarcossindicalismo e sindicalismo revolucionário. Por fim, daremos especial atenção ao tema da educação, investigando duas possíveis abordagens anarquistas para o tema: a construção de escolas modernas paralelas às instituições educacionais oficiais e a defesa da autogestão da educação pública através da Liga de Maestros, sindicato de professores criado com o apoio da militância anarquista argentina. (AU)

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