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O ensino de retórica em instituições oratórias II, 1-10

Processo: 08/50197-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Marly de Bari Matos
Beneficiário:Tadeu Bruno da Costa Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Oratória   Retórica   Roma Antiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Retorica | Roma Antiga

Resumo

O presente projeto pretende realizar uma tradução dos dez primeiros capítulos do segundo livro das "Instituições Oratórias" de Quintiliano. A partir dessa tradução, será feito um estudo sobre a educação oratória do jovem romano tal qual é entendida pelo autor, buscando compreender o papel do professor de retórica na formação como orador e cidadão de Roma. Também se localizará o autor frente à tradição do ensino teórico, confrontando-o com teóricos anteriores e contemporâneos a ele. (AU)

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