Reciclagem de pilhas e baterias: recuperação do manganês e outros metais através d...
Aplicação de hidrometalurgia para reciclagem de pilhas secas e alcalinas
Avaliação comparativa do desempenho ambiental entre a tecnologia de fluido supercr...
Processo: | 05/55609-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de janeiro de 2006 |
Data de Término da vigência: | 08 de outubro de 2009 |
Área de conhecimento: | Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Extrativa |
Pesquisador responsável: | Jorge Alberto Soares Tenório |
Beneficiário: | Denise Crocce Romano Espinosa |
Instituição Sede: | Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Baterias | Hidrometalurgia | Metalurgia Extrativa | Pilhas | Pirometalurgia | Reciclagem |
Resumo Nos últimos anos tem sido cada vez mais crescente o uso de dispositivos eletro-eletrônicos que utilizam pilhas e baterias. Muitas dessas pilhas e baterias ainda são descartadas juntamente com o lixo doméstico, apesar de poderem conter componentes com metais pesados. Ainda não existe um processo único que possa tratar todos os principais tipos de pilhas e baterias existentes. Assim, este projeto tem por objetivo definir uma rota para o tratamento de misturas de pilhas e baterias visando a reciclagem, ou seja a recuperação dos metais contidos nestes dispositivos. A princípio serão feitas misturas de baterias tipo botão, níquel-cádmio, níquel metal-hidreto, íons de lítio, lítio-polímero e pilhas alcalinas e secas. O projeto é dividido em duas fases, sendo que na primeira fase visa-se recuperar as carcaças de aço, o mercúrio, o cádmio, o zinco e o níquel, na segunda fase o objetivo será recuperar-se o cobalto, o manganês, as terras raras e o lítio. Na primeira fase a metodologia a ser usada consiste basicamente no pré-tratamento da sucata fazendo-se a moagem e separação magnética. Após o pré-tratamento o material sofrerá um processo de redução e destilação em atmosfera inerte em temperaturas progressivamente mais altas até 1100ºC. Na segunda etapa do projeto o material presente no cadinho será tratado por rota hidrometalúrgica usando-se lixiviação em meio ácido e extração por solventes (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |