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Especificação e desenvolvimento de uma ferramenta em realidade virtual para treinamento da habilidade de visualização espacial

Processo: 07/53446-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Eduardo Toledo Santos
Beneficiário:Renan Martins Zomignani Mendes
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estereoscopia   Geometria descritiva   Realidade virtual   Ensino de engenharia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Engenharias | Estereoscopia | Geometria Descritiva | Interfaces De Usuario | Realidade Virtual | Visualizacao Espacial

Resumo

Este projeto propõe a especificação e o desenvolvimento de uma ferramenta em Realidade Virtual para o treinamento da habilidade visualização espacial, apoiando o ensino de Geometria Descritiva (GD), tópico normalmente ministrado em disciplinas dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Geologia, entre outros. A ferramenta proposta permitirá a execução dinâmica de construções geométricas tridimensionais, possibilitando a criação de situações espaciais com pontos, retas, planos, sólidos e suas projeções, conforme o processo de interação com usuário, o professor em sala de aula. Visando incrementar a percepção das relações espaciais entre os elementos representados na imagem, será adotada projeção estereoscópica passiva e óculos com lentes polarizadoras, permitindo aos estudantes a visualização de geometria em três dimensões, com percepção da profundidade. Para minimizar a interferência no comportamento normal dos professores em sala de aula, técnicas de Realidade Virtual (RV) também serão adotadas para a interface de ferramenta proposta, usando interação para entrada de dados com dispositivo não convencional. Vale destacar que não existem soluções acadêmicas e comerciais na área de aplicação proposta pelo projeto em questão e sua disponibilidade proporcionará uma importante contribuição no ensino da GD, considerada um tema de difícil aprendizagem pela maioria dos estudantes. Além disso, a ferramenta inovadora proposta por esse projeto, se caracterizará em uma solução de baixo custo e viável para uso por grandes grupos (sala de aula). O trabalho proposto por este projeto encontra-se inserido em uma pesquisa de Doutorado que procura avaliar, por meio de testes de visualização espacial, qual o grau de contribuição da estereoscopia para facilitar a visualização e a compreensão de situações espaciais complexas por parte dos estudantes com baixas habilidades de visualização espacial. (AU)

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