Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso do portfólio na fonoaudiologia como instrumento de avaliação e aprendizagem na formação de profissionais críticos e reflexivos

Processo: 06/58888-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Regina Yu Shon Chun
Beneficiário:Mariana Mendes Bahia
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da aprendizagem   Ensino superior   Promoção da saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Ensino Superior | Fonoaudiologia | Formacao | Portfolio | Promocao Da Saude

Resumo

Muito se tem questionado, nos últimos anos, sobre as formas de avaliação no Ensino Superior e, principalmente, a contribuição na formação social do aluno. Em busca de uma prática processual e qualitativa de avaliação e de modo a subsidiar o processo ensino-aprendizagem em um Curso de Fonoaudiologia foi proposto o portfólio como instrumento reflexivo de avaliação em uma disciplina. Trata-se do conjunto de produções acadêmicas que permitem analisar/avaliar o aluno, incorporando experiências significativas e atividades reflexivas. Pode favorecer o desenvolvimento profissional, modificar o cotidiano de sala de aula e otimizar a relação professor-aluno. É uma prática, ainda pouco explorada no Ensino Superior, não tendo sido encontradas referências nos Cursos de Fonoaudiologia. O objetivo desta pesquisa é investigar o uso do portfólio como instrumento reflexivo de avaliação e aprendizagem em um Curso de Fonoaudiologia do interior de São Paulo. Trata-se de pesquisa retrospectiva de abordagem qualitativa com 28 sujeitos, alunos do 1º ano, que cursaram a disciplina História da Fonoaudiologia. Os dados serão coletados por meio dos portfolios e de depoimentos sobre seu papel na formação. Espera-se contribuir para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, especialmente quanto às formas de avaliação e para o desenvolvimento das práticas educativas numa perspectiva de atenção integral à saúde com vistas à promoção da saúde e qualidade de vida das populações atendidas no âmbito da Fonoaudiologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)