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Para além do infantil: coerência intersemiótica em A Maior Flor do Mundo, de José Saramago

Processo: 08/58352-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Sandra Aparecida Ferreira
Beneficiário:Carolina Cristalli da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura infantojuvenil   Narrativa   Ilustração   Psicanálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:A Maior Flor Do Mundo | Ilustracao | Jose Saramago | Literatura Infantil | Narrativa | Psicanalise

Resumo

O projeto de pesquisa proposto analisará as construções verbal e visual realizadas peio escritor José Saramago e pelo ilustrador João Caetano na feitura da A maior flor do mundo (2001). As análises demandadas pela pesquisa serão realizadas por meio da reflexão sobre o diálogo entre a escritura e a ilustração, da descrição dos aspectos estilísticos e simbólicos presentes nos enunciados e da elucidação das categorias da narrativa. Tal percurso analítico terá por finalidade sondar as possibilidades de significação da obra considerada, colocando em evidência sua natureza de reflexão metatextual sobre as técnicas da literatura para crianças, com vistas a explicitar que suas peculiaridades de construção fazem com que a obra se projete para além do infantil, abrangendo, além do tema da infância, outras importantes questões. A pesquisa será orientada por pressupostos teóricos concernentes a aspectos semióticos e a questões estruturais e psicanalíticas da narrativa, a fim de verificar a filiação do conto de Saramago ao modelo emancipatório, proposto por Bruno Bettelheim. Pretende-se demonstrar como o modo de composição de A maior flor do mundo, ao propor aos leitores a reinvenção das histórias, colabora no processo de emancipação infantil, vivifica a literatura para crianças, a dinamicidade da língua e o papel do leitor e do narrador. (AU)

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