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Avaliação ponderada de impacto ambiental em pesque-pague nas dimensões Ecologia da paisagem e qualidade da água

Processo: 04/00496-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Julio Ferraz de Queiroz
Beneficiário:Tatiana Almeida Machado
Instituição Sede: Embrapa Meio-Ambiente. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). Jaguariúna , SP, Brasil
Assunto(s):Impactos ambientais   Qualidade da água   Desempenho ambiental   Áreas de conservação   Pesqueiros   Análise da água
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquicultura | Avaliacao Impacto Ambiental | Ecologia Paisagem | Novo Rural | Pesque-Pagues | Qualidade De Agua

Resumo

A atividade rural representada pelos pesque-pague foi avaliada pelo sistema APOIA-Novo Rural, em nove estabelecimentos do interior de São Paulo, apresentando desempenho pouco favorável, sobretudo no que se refere à Ecologia da Paisagem, Gestão e Administração. O presente trabalho objetiva fazer uma análise detalhada dimensão Ecologia da Paisagem, segundo indicadores, elaborando-se indicações para melhorias do desempenho ambiental, para cada um dos estabelecimentos estudados. As recomendações poderão servir futuramente para a instalação de corredores de fauna nestas áreas, propiciando a recuperação de ambientes degradados e consolidação de áreas de conservação. Além disso, pretende-se formular um módulo complementar a esse sistema para análise da água, por tratar-se de um componente essencial ao bom desempenho do estabelecimento, devendo ser muito bem avaliada. Será realizado o retorno aos estabelecimentos com os resultados da etapa finalizada de validação do sistema e do detalhamento dos indicadores da dimensão Ecologia da Paisagem, apresentando-se as recomendações de Boas Práticas de Manejo e aplicando-se o módulo complementar. (AU)

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