Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma investigacao sobre saberes e praticas docentes no ensino da localidade em 4.a series do ensino fundamental (areas de historia, geografia e ciencias) em rio claro - sp.

Processo: 02/13329-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Rosângela Doin de Almeida
Beneficiário:Carlos Adonis Oliveira Santos
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartografia Para Escolares | Ensino Da Localidade | Ensino De Mapas | Formacao Docente | Pesquisa Etnografica | Representacoes Graficas

Resumo

Esta pesquisa está vinculada a um projeto mais abrangente, que visa propor orientações curriculares para a formação de professores no ensino do espaço local (áreas de História, Geografia e Ciências). Em pesquisa anterior, professores do Ensino Fundamental elaboraram um Atlas municipal por meio de uma pesquisa em colaboração. O caráter inovador desse Atlas e os pressupostos teóricos a respeito dos saberes e das práticas docentes (e suas relações com os saberes científicos) são imperativos que justificam a necessidade desta investigação, que, a partir de procedimentos etnográficos, pretende iluminar como professores de 4ª séries da rede pública de Rio Claro, vinculados ao projeto, estabelecem novos saberes e práticas. Trata-se da continuidade da pesquisa de outro bolsista de iniciação científica (proc. n. 01/11842-5), que realizou as atividades relativas ao ano de 2002. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)