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Qualidade de vida e atividades extracurriculares de alunos do curso de Fonoaudiologia do CEPRE/FCM/Unicamp

Processo: 07/55599-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Zelia Zilda Lourenço de Camargo Bittencourt
Beneficiário:Joyce Teodoro de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Promoção da saúde   Qualidade de vida   Formação profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividades Extracurriculares | Fonoaudiologia | Promocao De Saude | Qualidade De Vida | Saude Publica

Resumo

O curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas é fruto da parceria do Centro de Estudos e Pesquisas e Reabilitação Prof. Dr. Gabriel Porto (CEPRE) e o Instituto de Estudos da Linguagem (JEL). Referido curso está pautado na interdisciplinaridade tomando-o diferente dos já existentes, privilegiando os aspectos sociais e humanísticos na leitura da realidade social. Como os demais cursos da área da saúde, no decorrer das atividades acadêmicas os alunos de fonoaudiologia se deparam com situações que envolvem dor e sofrimento, gerando sentimento de impotência diante da realidade para a qual nem sempre se encontram preparada. Somam-se a este fato os sofrimentos relativos ao viver genérico próprios da sociedade moderna. Estas Inquietações estão presentes nas discussões daqueles que se preocupam com a formação profissional dos alunos, e algumas vezes podem comprometer a qualidade de vida dos mesmos. Esta investigação de caráter quanti-qualitativo pretende avaliar a qualidade de vida dos alunos do curso de Fonoaudiologia e conhecer as atividades extracurriculares por eles realizadas no seu tempo livre. Serão convidados a participar do estudo de forma voluntária, todos os alunos das quatro séries da graduação sendo aproximadamente cerca de 120 alunos. No estudo será utilizado o instrumento de avaliação de Qualidade de Vida da World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-BREF), versão em português, cuja análise deverá ser conforme sintaxe preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Espera-se com este projeto, obter subsídios que orientem a criação de mecanismos de suporte para o enfrentamento das adversidades do período da formação profissional. (AU)

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