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Recursos humanos para desenvolvimento de propulsao aspirada hipersonica.

Processo: 07/55533-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Propulsão Aeroespacial
Pesquisador responsável:Paulo Gilberto de Paula Toro
Beneficiário:Luis Armando Garcia Ferreira de Souza
Instituição Sede: Instituto de Estudos Avançados (IEAv). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Combustao Supersonica | Propulsao Aspirada Hipersonica | Scramjet

Resumo

A Propulsão Aspirada eleita como prioritária e estratégica para o Brasil (Ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia) está em desenvolvimento, através da Tecnologia de Estato-Reator a Combustão Supersônica (scramjet), no Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu, utilizando modelo de veículo espacial com geometria de smietria axial, corri financiamento da COMAER, FAPESP, FINEP e CAPES. O modelo scramjet (simetria axial) está sendo ensaiado utilizando gás hidrogênio, no sentido de qualificar o sistema de injeção de combustível durante o tempo de teste útil do túnel de vento hipersônico existente no laboratório. Adicionalmente, tem-se como objetivo final o projeto de demonstrador tecnológico geometria simetria axial, em tamanho real, visando experimento em vôo atmosférico do demonstrador tecnológico, em velocidade acima de 1,8 km/s e altitude de aproximadamente 30 km, utilizando estato - reator a combustão supersônica, e foguete de sondagem, planejado para realização em 2010, Para a realização desta fase será contatado o 1AE para viabilizar a realização do evento. Foguetes de sondagem são lançadores de pequeno porte, utilizados para missões suborbitais de exploração do espaço, capazes de lançar cargas úteis compostas por experimentos científicos e tecnológicos. Instrumentação, visualização do vôo atmosférico e sistema de telemetria serão os fatores fundamentais para o monitoramento adequado visando a qualificação do demonstrador de tecnologia. (AU)

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