Busca avançada
Ano de início
Entree

Afetividade e condicoes de ensino: efeitos aversivos da mediacao pedagogica no ensino da lingua inglesa.

Processo: 06/55660-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Sérgio Antonio da Silva Leite
Beneficiário:Isabel Bueno de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Língua inglesa   Afetividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afetividade | Aversividade | Condicoes De Ensino | Lingua Inglesa

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o possível papel da afetividade no processo de mediação pedagógica do professor, enfocando seus efeitos aversivos na relação aluno - objeto de conhecimento, neste caso, a língua inglesa. Assume-se que a natureza da interação que se estabelece entre professor, aluno e língua inglesa, não se limita à dimensão cognitiva, mas é fortemente marcada pela afetividade. Para isso, serão realizadas entrevistas recorrentes com quatro alunos que estejam estudando em Curso Preparatório para Vestibular. A escolha dos sujeitos será intencional, pois se buscam alunos que tenham vivenciado uma experiência afetivamente negativa com a língua inglesa. As entrevistas serão transcritas e analisadas. As verbalizações serão agrupadas em núcleos e subnúcleos de significação. A análise dos dados será feita à luz da abordagem histórico cultural, enfatizando a importância das interações sociais e do afeto para a construção do conhecimento e para a constituição dos sujeitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)