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Análise da aplicabilidade de atuadores magnéticos para o controle de vibrações de rotores em função dos parâmetros do controlador PID

Processo: 07/08189-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Luiz de Paula Do Nascimento
Beneficiário:Ricardo Vendrame Borges
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Rotor   Vibrações   Mancal eletromagnético   Atuadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atuador magnético | Controle Ativo | Rotor | Vibração | Controle Ativo de Vibrações

Resumo

As características dinâmicas dos mancais magnéticos são fortemente influenciadas pelos parâmetros do controlador PID do circuito de controle. Assim, neste projeto de pesquisa será desenvolvida uma análise teórica da faixa de aplicabilidade de um sistema de controle ativo utilizando mancais magnéticos como atuadores de não-contato para a redução de vibrações em rotores em função dos possíveis parâmetros que podem ser atribuídos para o controlador PID. Esta análise será executada levando-se em consideração a posição do atuador relativa aos pontos do rotor onde as forças de excitação estão atuando no rotor. Uma arquitetura de controle tipo feedback será empregada para atenuar continuamente às vibrações síncronas e sub-síncrona, esta devida a uma instabilidade que freqüentemente surge em turbomáquinas a uma freqüência abaixo da freqüência de operação. Sabe-se que os atuadores magnéticos são limitados pela magnitude da força magnética máxima que eles produzem e pela corrente elétrica máxima (corrente de saturação). Portanto, a análise da aplicabilidade terá como balize o desempenho, a corrente elétrica e a força de controle necessária a ser aplicada pelo mesmo para reduzir consideravelmente os níveis de vibração do rotor. A análise será executada empregando modelos de rotores desenvolvidos pelo método da matriz de impedância.

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