Busca avançada
Ano de início
Entree

Jornalismo visual e gênero: a figura do homem nas revistas masculinas

Processo: 07/54411-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Luciano Guimarães
Beneficiário:Arthur Silva Pires
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Masculinidade   Fotografia   Representações sociais   Análise de imagens   Iconografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fotografia | Genero | Imagem | Jornalismo Visual | Masculinidade | Revistas Masculinas

Resumo

Este projeto propõe a pesquisa e análise da imagem do homem em artigos, matérias e reportagens nas revistas dedicadas ao público masculino. A partir da análise das imagens não publicitárias apresentadas pelas revistas Playboy, Vip, Men's Health, Placar, Você S./A., G Magazine, Homem Vogue e Trip essa pesquisa investiga como se dá a representação do gênero masculino em cada uma dessas publicações. Parte-se da hipótese de que a definição do público-alvo em cada uma dessas revistas interfere na maneira como o homem é representado pelo veículo, permitindo uma análise das semelhanças e diferenças das imagens masculinas divulgadas por cada revista. O estudo das imagens do corpo masculino e suas extensões propõe uma análise sobre a maneira como a mídia impressa masculina representa o homem em tempos atuais. Para tanto articulará o levantamento de bibliografia referente à História das Revistas, Gênero Masculino e Teorias da Imagem e da Comunicação de Massa, além de um corpus específico, para tecer uma discussão sobre a noção de masculinidade na mídia atual. Nesse sentido, o projeto visa contribuir, de forma consistente, para os estudos sobre a temática do gênero e da comunicação segmentada no contexto da chamada "crise de Identidade do homem". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)