Busca avançada
Ano de início
Entree

Infiltracao marginal coronaria, durante tratamento endodontico, em dentes com coroa provisoria. influencia do tipo de curativo.

Processo: 02/13745-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Eloi Dezan Junior
Beneficiário:Rodrigo Eduardo Camazano
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Microinfiltração marginal   Curativo de demora
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curativo De Demora | Infiltracao Marginal | Selamento Coronario | Tratamento De Canal

Resumo

60 dentes humanos unirradiculados terão suas coroas seccionadas, e os canais radiculares preparados 1mm aquém do forame apical até a lima K40. Durante o preparo biomecânico os canais serão irrigados com hipoclorito de sódio a 1%. 20 raízes serão restauradas com coltolsol e 40 com coroas provisórias confeccionadas com resina acrílica ativada quimicamente - Dtiralay que serão cimentadas com Temp Bond. No Interior dos canais serão usados curativos de demora de hidróxido de cálcio ou paramono clorofenol com furacim (Kerr), espatulado com partes iguais do conteúdo de cada bisnaga. Após a cimentação dos provisórios ou selamento temporário, as 60 raízes serão colocadas em câmara úmida com 100% de umidade a 37°C. 30 raízes serão submetidas a 3 séries de 5 ciclos térmicos, 1min a 55ºC -1 min a 5ºC, até 48h após a colocação do curativo. As 30 raízes restantes serão submetidas a ciclagem térmica diariamente, constando de 2 séries de 5 ciclos, até que complete 7 dias da colocação do curativo. Decorrido o tempo pós-operatório de 48h e 7 dias, todas as raízes terão suas superfícies externas isoladas com araldite. Em seguida, serão mergulhados em solução evidenciadora de azul de metileno a 2% (pH 7,0) em ambiente com vácuo por 15 minutos, permanecendo na solução evidenciadora por mais 24 horas. As raízes serão partidas ao meio e avaliadas as infiltrações ocorridas por meio do software Sigma Scan (Jandel Scientific). Os resultados submetidos à análise estatística. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)