Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma analise catalisadora do desenvolvimento cognitivo do aluno portador da sindrome do x fragil.

Processo: 05/60710-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Otero Brabo Cruz
Beneficiário:Fabiana Feliciano Zamariolo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento cognitivo   Catalisadores   Interação verbal   Educação especial   Mediação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Catalisadores | Desenvolvimento Cognitivo | Educacao Especial | Interacao Verbal | Mediacao | Sindrome Do X Fragil

Resumo

Dado que o aluno é um ser integral, isto é, afetivo, social e cognitivo, vemos a interação verbal, elo de comunicação existente entre o indivíduo e o mundo que o cerca, como uma ponte capaz de estabelecer a ligação de todos os fatores de seu desenvolvimento global, o que nos possibilita realizar uma análise interpretativista do desenvolvimento escolar do estudante educável com comprometimentos mentais. Nosso projeto será realizado com 1 aluno do sexo masculino, de 16 anos de idade cronológica, cuja idade mental varia de 7 a 8 anos, de acordo com informações da professora da instituição filantrópica na qual o projeto será realizado. Pertence a uma classe de alfabetização dessa instituição, localizada no interior do Estado de São Paulo. Além do aluno portador da síndrome do X Frágil, haverá a participação de mediadores que serão, metaforicamente, denominados "catalisadores", dado que um dos objetivos do projeto é verificar qual ou quais destes propulsores contribuirá ou contribuirão para o desenvolvimento cognitivo deste educando. A síndrome do X Frágil (SXF) é, depois da síndrome de Down, a segunda causa genética mais freqüente de deficiência mental com caráter hereditário. Pretendemos, com este trabalho de campo, contribuir para a alfabetização e letramento do sujeito alvo, o que o ajudará a ter uma maior aceitação na sociedade e um incentivo à freqüência nas escolas regulares. Esperamos, com isso, que outros trabalhos na mesma linha venham a proporcionar a inclusão escolar de portadores da síndrome do X Frágil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)