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Estudo exploratório de mercado: o problema da concentração de atividades econômicas do setor calçadista no mercado local

Processo: 05/51405-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Regional e Urbana
Pesquisador responsável:Agnaldo de Sousa Barbosa
Beneficiário:Aline Correia de Sousa
Instituição Sede: Centro Universitário de Franca (UNI-FACEF). Franca , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/13963-0 - Novos empreendedores na indústria do calçado: formação social e ação empresarial (Franca, 1990-2005), AP.JP
Assunto(s):Globalização   Desenvolvimento regional   Economia regional   Concentração industrial   Concorrência   Indústria calçadista   Franca (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concentracao Industrial | Concorrencia Monopolistica | Franca | Globalizacao | Industria Calcadista

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar o número de firmas calçadistas existentes no mercado local e entender os motivos que levam parte desses empreendedores a investirem sempre no mesmo ramo de atividade econômica. Nesse sentido, analisando a economia brasileira em meados de 1990, pode-se verificar densas modificações em suas estruturas econômica e social decorrentes da abertura econômica. De um lado, - considerando como estrutura de mercado, a concorrência monopolística - os produtores sofrem as pressões da concorrência predatória causada pelo aumento do número de ofertantes de forma mais intensa que a demanda, implicando na redução dos preços de produtos e provavelmente da margem de lucro. Os trabalhadores, por outro lado, são prejudicados pelo aumento do desemprego causado pela ampliação da informalidade, insuficiente expansão do PIB e da renda que, combinados, propiciam retração do consumo e da atividade econômica. Analogamente à situação brasileira, é possível verificar em Franca aumento expressivo de estabelecimentos industriais do mesmo segmento, notadamente as indústrias calçadistas de micro e pequeno portes. Dessa forma, para compreender o referido processo, será desenvolvida uma pesquisa de campo, baseando-se na opinião dos profissionais do setor calçadista quanto à concorrência local, à margem de lucro, ao preço unitário de venda, verificando se essas variáveis experimentaram aumento, estabilidade ou redução a partir do período de 1990. (AU)

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