Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do mecanismo de atuacao de sais na ativacao de complexos de rutenio em reacoes de polimerizacao via metatese de olefinas ciclicas.

Processo: 01/14620-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Benedito dos Santos Lima Neto
Beneficiário:Paula Naidhig Puzzi
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fosfinas   Catálise homogênea   Metátese de olefina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Catalise Homogenea | Complexos De Ru(Ii) | Fosfinas | Ligacao Carbono-Carbono | Metatese De Olefinas | Polimerizacao De Olefinas

Resumo

Estudos em andamentos tem demonstrado que a presença de sais melhoram significamente a atividade catalítica do íon complexo [Ru(MeOH)(dppe)2]+2, onde dppe é bis(difenilfosfina) etano, em reações de ROMP. As evidências são que cátions interagem com os grupamentos fenil da fosfina, labilizando este ligante. Assim, o complexo apresenta uma maior velocidade de iniciação do processo. Desta forma, será investigado o mecanismo de atuação de sais frente a complexos que promova as reações de polimerização via metátese de olefinas cíclicas (ROMP). Três etapas principais devem ser seguidas: 1) Realizar a reação de ROMP de norboneno em presença de sais que influenciem a catálise de complexos do tipo RU(II)-PR3, sendo R uma combinação de grupos orgânicos do tipo Ph, p-Toluil, o-Toluil,Cy, Et, Cl,i-Pr. Desta forma teremos subsídios para dizer se ocorre ou não a interação de cátions diretamente com os grupamentos fenil. 2) Caracterização química (RMN 1H e 13C, e IP) dos produtos de reação. 3) Propor um mecanismo da atuação de sais junto aos complexos estudados. As espécies metálicas, seja o material de partida ou durante o curso da reação, serão caracterizadas por espectrofotometria uv-vis, infra-vermelho, voltametria cícica, RPE e RMN de 1H e 31P. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)