Processo: | 08/09903-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de janeiro de 2009 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2009 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena |
Pesquisador responsável: | Clarice Cohn |
Beneficiário: | Ana Elisa Santiago |
Instituição Sede: | Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Assunto(s): | Interculturalidade Educação indígena Etnologia |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Antropologia | Antropologia da Educação | educação escolar indígena | Educação Indígena | Etnologia | interculturalidade | Educação Indígena |
Resumo Este projeto tem por finalidade fazer uma reflexão sobre a educação diferenciada indígena a partir da comparação do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas e os Parâmetros Curriculares Nacionais. A questão abordada é como os princípios da Educação Escolar Indígena específica e diferenciada foram traduzidos e elaborados nas propostas presentes no Referencial. Para isso, propõe-se a comparação de como cada área é apresentada no Referencial e nos Parâmetros. Esta análise será feita a partir do levantamento de questões comuns a todas as matérias, tais como: como ela é definida; qual importância lhe é dada; os métodos, os conteúdos, objetivos e avaliação sugeridos. Busca-se assim perceber como a Educação Escolar Indígena diferenciada é proposta nestes documentos e em que medida se dá a sua especificidade. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |