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A Interculturalidade nos Documentos Oficiais para a Escola Indígena

Processo: 08/09903-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Clarice Cohn
Beneficiário:Ana Elisa Santiago
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Interculturalidade   Educação indígena   Etnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia | Antropologia da Educação | educação escolar indígena | Educação Indígena | Etnologia | interculturalidade | Educação Indígena

Resumo

Este projeto tem por finalidade fazer uma reflexão sobre a educação diferenciada indígena a partir da comparação do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas e os Parâmetros Curriculares Nacionais. A questão abordada é como os princípios da Educação Escolar Indígena específica e diferenciada foram traduzidos e elaborados nas propostas presentes no Referencial. Para isso, propõe-se a comparação de como cada área é apresentada no Referencial e nos Parâmetros. Esta análise será feita a partir do levantamento de questões comuns a todas as matérias, tais como: como ela é definida; qual importância lhe é dada; os métodos, os conteúdos, objetivos e avaliação sugeridos. Busca-se assim perceber como a Educação Escolar Indígena diferenciada é proposta nestes documentos e em que medida se dá a sua especificidade.

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