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Propriedades de tracao e resistencia a fadiga termomecanica de uma peca automotiva tixofundida, em liga a357.

Processo: 04/00959-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Maurizio Ferrante
Beneficiário:Flavio Soares Pereira
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:A357 | Cabecote Automotivo | Fadiga | Resistencia Atracao | Semi-Solido | Tixofundicao

Resumo

O presente projeto consiste na caracterização microestrutural e de propriedades mecânicas (resistência à tração e fadiga) de uma peça industrial feita em liga A357. Esta foi executada por fundição no estado semi-sólido com fração sólida igual a 0,3. Antes dos ensaios e testes, as peças receberão tratamento T5. Por ser um produto bastante grande (430 mm de comprimento), será dada bastante atenção à distribuição de porosidade. As amostras para ensaios mecânicos serão retiradas por usinagem; os ensaios de fadiga serão do tipo SN e as superfícies de fratura serão posteriormente examinadas por microscopia de varredura. Este projeto constitui-se em excelente oportunidade de observar e caracterizar uma peça industrial produzida por um processo avançado, como a tixofundição. (AU)

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