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Educação parental: uma análise do padrão de educação dos filhos em famílias de baixa renda

Processo: 04/00078-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Cristiana Mercadante Esper Berthoud
Beneficiário:Adriana do Nascimento Dias
Instituição Sede: Instituto Básico de Biociências (IBB). Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté , SP, Brasil
Assunto(s):Família   Família (psicologia)   Educação de jovens e adultos   Relações pais-criança   População de baixa renda   Taubaté (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao De Filhos | Familia | Padrao Parental | Relacionamento Pais E Filhos

Resumo

No universo da Psicologia da Família, compreender como crianças e jovens são criados e como se relacionam com seus pais e/ou cuidadores, é um dos aspectos essenciais para a compreensão do desenvolvimento humano. É na família que o indivíduo desenvolve e estrutura a base de sua personalidade e também adquire os valores básicos que irão constituir seu caráter. A tarefa de educar, pode tornar-se um desafio ainda maior em função dos estressores de um contexto social e econômico caracterizado por carências de recursos - internos e externos. Na tentativa de ampliar o conhecimento sobre o exercício da função parental em famílias de baixa renda, esta pesquisa tem como intuito compreender o padrão da educação parental considerando as crenças, valores, mitos, influências das famílias de origem e as fontes de informações utilizadas pelos pais na educação dos filhos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que terá como instrumentos de coleta de informações a entrevista semi-estruturada e o grupo focal. Pais e mães moradores de bairros da periferia da cidade de Taubaté, Vale do Paraíba, São Paulo, serão convidados a participar da pesquisa. O acesso a estes pais será feito em escolas públicas indicadas pelo Departamento de Educação do município, dentre aquelas consideradas como as que atendem a um público de maior carência. Pretende-se entrevistar de 8 a 10 pais e mães, com filhos entre 0 e 20 anos de idade e posteriormente os grupos focais, visando os objetivos propostos. (AU)

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