Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das Declarações de Nascido Vivo como fonte de informação das Anomalias Congênitas no município de São Carlos

Processo: 09/05417-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Débora Gusmão Melo
Beneficiário:Geiza César Nhoncanse
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Anormalidades congênitas   Planejamento em saúde   Genética médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anormalidades congênitas | Genética Médica | planejamento em saúde | Sistemas de Informações | Genética Médica

Resumo

A partir de 2000 passou a ser utilizada em todo território nacional uma nova versão da Declaração de Nascido Vivo (DNV), mais completa que a anterior e com a inclusão do Campo 34, que é uma variável sobre o recém-nascido onde deve ser anotada a presença ou ausência de anomalias congênitas e uma descrição sucinta das mesmas. Instrumentos como a DNV são bons para o planejamento de medidas e ações de saúde pública desde que corretamente preenchidos. As informações oriundas das DNV registradas no Departamento de Informação e Informática do Ministério da Saúde apontam o subregistro das anomalias congênitas no município de São Carlos, o que prejudica a assistência oferecida a estas crianças e suas famílias. Por isto, pretende-se recuperar as informações sobre anomalia congênita de uma coorte de crianças do município de São Carlos, nascidas nos anos de 2003 a 2006, utilizando-se dados das Declarações de Nascido Vivo e comparando estas informações com as informações registradas nos prontuários médicos dos respectivos recém-nascidos. O objetivo é estimar a incidência corrigida de anomalia congênita no município e estudar algumas características maternas e gestacionais das crianças com anomalias. O estudo apoiará a construção de uma linha de cuidado integral a pacientes com anomalias congênitas e doenças genéticas no município, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GEIZA CÉSAR NHONCANSE; CARLA MARIA R. GERMANO; LUCIMAR RETTO DA S. DE AVÓ; DÉBORA GUSMÃO MELO. Aspectos maternos e perinatais dos defeitos congênitos: um estudo caso-controle. Revista Paulista de Pediatria, v. 32, n. 1, p. 24-31, . (09/05417-1)