Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimeros condutores - deposicao e caracterizacao de peliculas finas.

Processo: 02/00079-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Materiais Elétricos
Pesquisador responsável:Ely Antonio Tadeu Dirani
Beneficiário:Murilo Moreira Santos
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros condutores   Baixo custo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Baixo Custo | Polimeros Condutores

Resumo

O presente projeto visa capacitar o aluno nas técnicas de deposição e caracterização de películas finas de polímeros do tipo polianilina (PANI), poli(p-fenileno vinilideno) (PPV) e seus derivados. A PANI é completamente solúvel em N-metil pirrolidona (NMP), o que permite a fabricação de filmes por solução (casting), e de filmes ultrafinos pela técnica de Langmuir-Blodgett (LB). Neste trabalho será utilizada a técnica de espalhamento por rotação T "spin coating" que apresenta a vantagem de ser mais rápida, fácil e com boa uniformidade na espessura da película formada. A dopagem é feita por protonação durante a imersão do pó, ou do filme, em solução de meio ácido. Os ácidos mais usados têm sido o HCI, o ácido trifluoracético, e o H2SO4. O grau de dopagem, em geral, é definido pelo pH da solução, ou seja, pela concentração de ácido na solução. Essa concentração varia de 0,001 M, para o polímero fracamente dopado, a 0,1 M, para fortemente dopado. As películas poliméricas serão depositadas pela técnica de spin-coating, sempre em substratos que, conforme o tipo de caracterização elétrica a ser executada, pode ser uma placa de vidro, uma lâmina de silício, ou mesmo sobre ITO. Serão feitas também medidas de condutividade elétrica das películas, usando-se ou estrutura capacitiva de placas planas e paralelas, ou a técnica de quatro pontos desenvolvida por Montgomery. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO‚ C.R.F.. Characterisation of metallic piercings. ENGINEERING FAILURE ANALYSIS, v. 10, n. 3, p. 255-263, . (99/10231-0, 02/00079-1)