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Dormentes biblocos de concreto reforcados com fibras de aco.

Processo: 01/08839-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2001
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Paulo Sérgio dos Santos Bastos
Beneficiário:Marcos Antonio Sensao
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Análise experimental   Ferrovias   Estruturas de concreto pré-moldado   Fibra de aço
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Experimental | Concreto Pre-Moldado | Dormente Bibloco | Ferrovia | Fibras De Aco

Resumo

Este projeto é parte de um estudo teórico-experimental com o objetivo de melhorar os dormentes biblocos de concreto. O estudo é subdividido em três fases experimentais, abrangendo: ensaios estáticos, de impacto e de fadiga. O projeto ora proposto tratará dos ensaios estáticos. O objetivo deste projeto é determinar; a resistência estática de diferentes modelos de dormentes biblocos, fabricados com três diferentes alturas para a seção transversal, duas resistências para o concreto e com a incorporação de dois diferentes tipos de fibras de aço, em três teores. Os vários e diferentes modelos estudados possibilitarão definir, por meio dos ensaios de impacto que serão executados numa próxima etapa, quais modificações são mais benéficas para melhorar a resistência dos dormentes às forças de impacto. Com as modificações introduzidas, espera-se diminuir a rigidez à flexão dinâmica dos dormentes e por conseqüência, a intensidade das forças máximas de impacto. Os ensaios de fadiga, a serem executados na terceira etapa do estudo, permitirão definir quais os melhores modelos quanto à resistência à fadiga, além de verificar a influência do comprimento da fibra sobre a resistência do dormente à fadiga. Após o término do estudo, espera-se poder definir um dormente bibloco com melhor comportamento frente à fissuração, aos impactos e à fadiga. (AU)

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