Busca avançada
Ano de início
Entree

A pedagogia ativa e o cotidiano da educacao infantil (4-6 anos).

Processo: 03/03956-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Gilza Maria Zauhy Garms
Beneficiário:Joana Angélica Bernardo de Oliveira Reis
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Interatividade   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluno Ativo | Atividade | Fundional | Interatividade | Professor

Resumo

A importância da atividade do aluno tornou-se um postulado que a maioria dos educadores da Pré-escola aceita. Desta forma tendo como unidade básica a ação como instrumento essencial para aprender, a partir da psicologia genética de Jean Piaget, o presente estudo busca analisar se a Pedagogia Ativa penetrou no cotidiano das salas de aulas observadas. Para tanto, analisar-se-á, o contexto da natureza e características das atividades que realiza o aluno que aprende e, do professor que ensina. A investigação será realizada em situação de observação direta - in loco - nas classes de educação infantil (pré III) da rede municipal de Presidente Prudente, selecionadas por amostragem (10% do total). Para a identificação e caracterização das tarefas escolares que favorecem a aparição de diferentes modalidades de atividades - "escuta", "efetuação", funcionar e "auto-estruturante" do aluno, serão aplicadas as sete dimensões didáticas para a análise da interatividade (Coli, 1994), que abarcam tanto o que o professor faz no começo e durante a realização da tarefa como as decisões prévias que tomou para conduzi-las; além de incluir alguns aspectos dás atuações das crianças durante a realização das tarefas. O confronto das representações sobre o conceito de atividade e o cotidiano conseqüente, favorece a tomada de consciência de levar em consideração os diferentes elementos do processo educacional: a atividade do aluno, do professor e a análise da interatividade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)