Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da temperatura sobre a curva de crescimento e tamanho de asa em Zaprionus indianus (Gupta, 1970) (Diptera: Drosophilidae)

Processo: 09/51940-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Claudio José von Zuben
Beneficiário:Ticiane Giusti Bonin
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Drosophilidae   Fruticultura   Curvas de crescimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curva De Crescimento | Drosophilidae | Fruticultura | Temperatura | Zaprionus Indianus

Resumo

A produção da fruticultura brasileira apresenta grande importância para a economia, uma vez que o país tem exportado anualmente em tomo de 430 mil toneladas atingindo valores próximos a US$ 169,8 milhões. Porém, devido à introdução e ação de algumas pragas na fruticultura, muitas culturas sofrem diversos danos. Uma destas pragas, recentemente - introduzida no Brasil, é a mosca-do-figo Zaprionus indianus, pertencente à família Drosophilidae. Com aproximadamente 3,5mm de comprimento, esta espécie se utiliza de uma grande variedade de frutos, os quais se tornam impróprios para o consumo humano à medida que a polpa dos mesmos é explorada tanto para alimentação, corte e oviposição dos adultos, como para alimentação e pupariação dos imaturos. Com a deposição de ovos na região do ostíolo do figo roxo em início de maturação, Z. indianus tornou-se limitante na ficicultura, provocando queda de 50% nà exportação na safra de 2000/2001. Esta espécie tem se espalhado nas últimas décadas em regiões com climas preferencialmente tropicais, evidenciando sua preferência por regiões de temperaturas mais elevadas, além de sua sensibilidade ao frio. O presente trabalho irá estudar a curva de crescimento de imaturos de Z indianus quando submetidos a diferentes condições de temperatura durante o desenvolvimento larval. Além disso, será avaliado o efeito das diferentes temperaturas sobre o comprimento das asas e sobre a duração de cada estágio do desenvolvimento da mosca. O maior conhecimento dos aspectos biológicos dessa espécie é de grande importância para a determinação de um futuro plano de controle desta praga agrícola. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)