Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da lateralidade hemisférica da função do hipocampo no condicionamento clássico aversivo em pombos (C. livia)

Processo: 06/03584-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Elenice Aparecida de Moraes Ferrari
Beneficiário:Sabrina Quintão Pereira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Lateralidade   Hipocampo   Pombos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipocampo | Lateralidade Hemisferica | Lesao Neural | Resposta Condicionada De Medo | Resposta De Congelamento | Psicobiologia

Resumo

Nos últimos anos houve um aumento no interesse pela lateralidade hemisférica em animais como ratos, aves e peixes, com resultados importantes encontrados em estudos com aves, especialmente pombos. O hemisfério esquerdo intacto é essencial para o aprendizado espacial baseado no compasso solar em pombos (GAGLIARDO et al., 2005) e para a consolidação da memória de esquiva inibitória, em pintainhos com 1 ou 2 dias (GIBBS et al., 2003). O hipocampo direito é preferencialmente envolvido na representação do meio ambiente, enquanto o esquerdo tem envolvimento no processamento dos marcos proximais para a navegação (KAHN & BINGMAN, 2004). O objetivo deste estudo é investigar a lateralidade da função hipocampal no condicionamento som-choque em pombos, analisando os efeitos de lesões bilaterais e unilaterais, no hipocampo direito ou esquerdo, no condicionamento ao som e ao contexto aversivo. Serão utilizados pombos (C. livia), distribuídos em grupos Experimental e Sham que receberão infusões hipocampais de ácido ibotênico ou salina bilateralmente, no hemisfério esquerdo ou no hemisfério direito; Grupo Controle sem exposição à cirurgia, Grupo Som e Grupo Não-pareado. A lesão será feita por injeções bilaterais ou unilaterais de 0,5 ml de ácido ibotênico (10 mg/ml em salina tamponada, pH7.4, 0.1M), no hipocampo. Sete dias após, haverá o treino em condicionamento, com três pareamentos de som e choque. Os animais não-pareados receberão sons e choques em ordem casualizada. Os testes ao contexto e ao som ocorrerão 24h após. As sessões serão gravadas em vídeo e serão transcritas para o registro do número e duração dos comportamentos com o uso do ETHOLOG (OTTONI, 2000). As comparações estatísticas usarão análise de variância e múltiplas comparações post hoc com o teste de Tukey-Kramer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)