Busca avançada
Ano de início
Entree

Doses e épocas de aplicação de molibdênio, variedades e época de semeadura: características agronômicas e teores de molibdênio, proteína e lipídeos em sementes de amendoim (Arachis hypogaea)

Processo: 04/13412-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Edson Lazarini
Beneficiário:Sergio Iraide Bernardes Soares Filho
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Amendoim   Arachis hypogaea   Variedades vegetais   Sementes   Molibdênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amendoim | Arachis Hypogaea | Epoca De Semeadura | Molibdenio | Sementes | Variedades

Resumo

O projeto será desenvolvido na área experimental da FE/UNESP - Campus de Ilha Solteira, localizado no município de Selvíria - MS (20º22'S, 51º22'W e 335 m de altitude, aproximadamente). O experimento tem o objetivo de avaliar o efeito de doses e épocas de aplicação de molibdênio, variedades e épocas de semeadura, nas características agronômicas e nos teores de molibdênio, proteína e lipídeos em sementes de amendoim. O delineamento experimental a ser utilizado é o em blocos casualizados com 4 repetições, com os tratamentos dispostos em um esquema fatorial 2 x 6 x 2, ou seja, duas variedades (IAC Tatu ST e IAC 886), seis doses de molibdênio (0, 50, 100, 200, 400 e 800 g/ha), aplicadas via pulverização foliar e duas épocas de aplicação (no florescimento ou no início de formação das sementes). O experimento será instalado em duas épocas distintas, sendo elas, no início de novembro (época "das águas") e início de fevereiro (época "da seca"). O espaçamento a ser utilizado será de 0,90 m e as paralelas serão compostas por 5 linhas com 5 m de comprimento. Para aplicação do molibdênio, utilizar-se um pulverizador costal, calibrando-o para aplicação de 200 l/ha de calda. As avaliações constarão de: estado nutricional das plantas no florescimento, características agronômicas (número de vagens com sementes/planta, número de sementes por vagem, rendimento em sementes, peso de 100 sementes e produção de vagens), teor de proteína, lipídeos e molibdênio nas sementes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)