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Descrição do uso da classe de palavra 'verbo' por crianças com síndrome de Down entre 5 e 12 anos

Processo: 10/09239-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Suelly Cecilia Olivan Limongi
Beneficiário:Livia Maria Ienne
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vocabulário   Desenvolvimento da linguagem   Sintaxe   Síndrome de Down
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento de linguagem | Sindrome de Down | Sintaxe | Vocabulário | Fonoaudiologia

Resumo

Durante o período de aquisição lexical, alguns estudos referem que a criança nomeia, inicialmente, objetos e ações, para nomear os atributos pertinentes a eles apenas mais tarde, da mesma forma que artigos, preposições, conjunções e pronomes. Com relação à sintaxe, é apontado que a categoria gramatical da palavra determina a posição que essa palavra deve ocupar na sentença e a criança deve compreender, além das leis gerais, as especificidades da língua e utilizá-las. Para se analisar, compreender e avaliar as habilidades lingüísticas de crianças, a utilização do MLU - Mean Length Utterance, proposto por Brown em 1973, é tida como eficiente, que em Português é referido como análise da Extensão Média do Enunciado (EME), tanto para morfemas (EME-m), quanto para palavras (EME-p). Na literatura internacional, são muitos os estudos sobre as habilidades lingüísticas de crianças com SD a partir da utilização da EME-m e EME-p. Em nosso país, tais estudos estão sendo iniciados. Visto que a caracterização do desempenho gramatical de crianças com SD é de extrema importância na prática fonoaudiológica para melhor compreensão e acompanhamento do desenvolvimento lingüístico, além de favorecer adequado direcionamento terapêutico, a pesquisa tem o objetivo de verificar e caracterizar, a partir da EME produzida pelos sujeitos, contada em morfemas e palavras, o uso da classe de palavra 'verbo' quanto sua natureza (lexicais e gramaticais) e flexão sintática (tempo, modo e número). Serão estudadas 25 crianças com SD, com idades entre 5 e 12 anos, a partir da transcrição de amostras de fala obtidas em situações livres de interação com seus terapeutas, registradas em vídeo. Os dados serão transcritos em protocolos específicos e calculada a ocorrência da classe de palavra verbo, assim como sua caracterização, para serem comparados aos índices de EME-m e EME-p, obtidos em estudo anterior. Os dados serão submetidos a análise estatística. O engajamento da bolsista na pesquisa será complementado com sua participação no processo de análise dos dados, juntamente com a pesquisadora responsável.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUELLY CECILIA OLIVAN LIMONGI; EMILIA DE FARIA OLIVEIRA; LIVIA MARIA IENNE; ROSANGELA VIANA ANDRADE; ANGELA MARIA DE AMORIM CARVALHO. Utilização de substantivos e verbos por crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes. CoDAS, v. 25, n. 3, p. 262-267, . (10/09239-8)