Busca avançada
Ano de início
Entree

Gênero e indisciplina: práticas escolares no cotidiano de alunos(as) de oitava série

Processo: 00/14292-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Salum Moreira
Beneficiário:Lilian Piorkowsky dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Alunos   Diferenças individuais   Estudos de gênero   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disciplina | Educacao | Escola | Genero

Resumo

Esta pesquisa tem como ponto de partida a preocupação com as problemáticas da indisciplina e a produção de perfis de masculinidade e feminilidade na escola, entendendo-se este espaço como uma das dimensões sociais responsáveis pela produção e re(produção) das desigualdades fundadas nas diferenças de gênero. Pretende-se relacionar as duas questões a partir do estudo dos comportamentos considerados indisciplinados em meninos e meninas que cursam a 8ª série em uma ou duas escolas públicas de Presidente Prudente. Buscar-se-á compreender como os profissionais do ensino traíam e definem o que seja a indisciplina e como a escola produz práticas que diferenciam e classificam os comportamentos dos alunos e das alunas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)