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Desenvolvimento de uma helice bi-pa de passo fixo de alta eficiencia e tracao para baixo reynolds.

Processo: 04/06597-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Fernando Martini Catalano
Beneficiário:Daniel de Oliveira Costa
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Propulsão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aerodinamica | Baixo Reynolds | Ensaio Em Tunel De Vento | Helice | Propulsao

Resumo

O presente projeto de iniciação científica propõe-se estudar as teorias referentes ao projeto de hélices aeronáuticas e aplicar tal estudo na construção de uma hélice bi-pá de passo fixo que possua alta eficiência e tração para faixas de operação em baixos números de Reynolds. Este tipo de hélice constitui o meio de propulsão de boa parte da aviação leve, a qual por sua vez constitui boa parte da aviação brasileira. Verifica-se ainda a presença deste tipo de hélice em veículos aéreos não tripulados. Uma vez construída, a hélice em questão será ensaiada em túnel de vento, com a finalidade de verificar a análise teórica anteriormente elaborada e fazer o levantamento de dados para execução dos cartões de projeto da hélice, obtendo-se desta forma todas as suas características operacionais. A proposta consiste em obter, através da variação do perfil aerodinâmico ao longo da envergadura, uma hélice que possua as características mencionadas acima. (AU)

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