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Partilhando formacao, pratica e dilemas: uma contribuicao ao desenvolvimento docente.

Processo: 00/15101-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Paula Saretta
Instituição Sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audio Gravacao | Crencas Docentes | Dilemas Docentes | Entrevista Recorrente

Resumo

Os estudos sobre o pensamento do professor têm em comum a idéia de que a cognição docente é guiada por um sistema individual de crenças, valores e princípios. É, portanto, a reflexão sobre as crenças que caracterizam o professor prático-reflexivo, pois, dessa forma, ele desenvolve suas teorias debruçando-se sobre o conjunto de sua ação e refletindo sobre seu ensino e as condições sociais nas quais está inserido. No entanto, muito do que ocorre na sala de aula não foi planejado pelo professor, e ele deve tomar decisões importantes que muitas vezes produzem os chamados dilemas. Estes dilemas constituem-se portanto, objeto de preocupação e de reflexão constantes. Tendo isso em vista, o objetivo desta pesquisa é identificar, descrever e analisar os momentos que caracterizam a prática do profissional prático-reflexivo, buscando compreender as crenças a respeito de formação docente, bem como os dilemas cotidianos que permeiam sua atividade profissional. Para isso, a coleta de dados se dividirá em dois momentos: no primeiro, já em andamento encontros semanais entre seis professoras de educação infantil de uma rede pública e uma coordenadora do grupo foram áudio gravados e, em seguida, transcritos. Após a transcrição, as falas eram lidas e retomadas no encontro seguinte. Foram realizados, no total, 23 encontros, entre Fevereiro e Outubro de 1999, sendo que em cada um deles há uma média de 25 páginas transcritas das discussões realizadas. Num segunda momento, será realizada análise dos dados obtidos na primeira etapa. Ao final disto, as categorias serão apresentadas às docentes através de entrevistas recorrentes, resguardando às docentes a possibilidade de reformular ou concordar com a análise preliminar realizada pela pesquisadora. A presente pesquisa pressupõe, portanto, que o conhecimento do pensamento docente poderá favorecer a compreensão de suas teorias e crenças subjacentes ao processo ensino-aprendizagem à medida que estiverem sendo supostas as implicações pedagógicas de suas crenças, podendo-se buscar transformar o espaço educacional na direção daquilo que se pretende alcançar. (AU)

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