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Partilhando formacao, pratica e dilemas: uma contribuicao ao desenvolvimento docente.

Processo: 99/12048-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Fernanda Costa Paulucci
Instituição Sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crencas Docentes | Dilemas Docentes | Pensamento Do Professor | Professor Pratico-Reflexivo

Resumo

Os estudos sobre o pensamento do professor têm em comum a idéia de que a cognição docente é guiada por um sistema individual de crenças, valores e princípios. É portanto a reflexão sobre as crenças que caracterizam o professor prático-reflexivo, pois, dessa forma, ele desenvolve suas teorias debruçando-se sobre o conjunto de sua ação e refletindo sobre seu ensino e as condições sociais nas quais está inserido. No entanto, muito do que ocorre na sala de aula não foi planejado pelo professor, e ele deve tomar decisões importantes que muitas vezes produzem os chamados dilemas. Estes dilemas constituem-se portanto, objeto de preocupação e de reflexão constantes. Tendo isso em vista, o objetivo desta pesquisa é identificar, descrever e analisar os momentos que caracterizam a prática do profissional prático-reflexivo, buscando compreender as crenças a respeito de formação docente, bem como os dilemas cotidianos que permeiam sua atividade profissional. Para isso, a coleta de dados se dividirá em dois momentos: no primeiro, já em andamento, encontros semanais entre seis professoras de educação infantil de uma rede pública e uma coordenadora do grupo foram áudio gravados e, em seguida, transcritos. Após a transcrição, as falas eram lidas e retomadas no encontro seguinte. Foram realizados, no total, 23 encontros, entre Fevereiro e Outubro de 1969, sendo que em cada um deles há uma média de 25 páginas transcritas das discussões realizadas. Num segundo momento, será realizada análise dos dados obtidos na primeira etapa. Ao final disto, as categorias serão apresentadas às docentes através de entrevistas recorrentes, resguardando às docentes a possibilidade de reformular ou concordar com a análise preliminar realizada pela pesquisadora. A presente pesquisa pressupõe portanto que o conhecimento do pensamento docente poderá favorecer a compreensão de suas teorias e crenças subjacentes ao processo ensino-aprendizagem à medida que estiverem sendo supostas as implicações pedagógicas de suas crenças, podendo-se buscar transformar o espaço educacional na direção daquilo que se pretende alcançar. (AU)

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