Busca avançada
Ano de início
Entree

Reflexividade no ensino de danca: pensamento de professores.

Processo: 04/06994-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Luciana Rosa Gualda
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia educacional   Reflexividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Danca | Pensamento De Professores | Psicologia Educacional | Reflexividade

Resumo

Nos atuais cursos de dança, as aulas de técnica de dança são extremamente valorizadas e o corpo é visto como um instrumento a ser controlado e dominado, buscando sempre superar os limites físicos. Isso fez com que muitas pessoas se distanciassem da dança por não terem o 'corpo padrão' exigido pelos estilos ensinados. Diante desse quadro, alguns professores de dança tentam desenvolver um ensino que entenda o corpo como uma fonte de conhecimento e um lugar para a reflexão crítica, desvinculando-se do uso de técnicas sistematizadas e codificadas, e procurando respeitar a diversidade dos corpos, buscando aproximar a educação da dança por meio do conhecimento do processo de reflexividade dos professores. Por meio de entrevistas semi-estruturadas, a pesquisa busca identificar, descrever e analisar a concepção de ensino desses profissionais, bem como sua concepção de trabalho com o corpo, a fim de clarear as características desse novo conceito de ensino de dança. As entrevistas são fundamentais para este estudo porque promovem a reflexão dos professores. Essa reflexividade dos professores possibilita a análise desse novo ensino porque a reflexão permite justificar as ações e as conseqüências daquilo que fazemos. Esse estudo pretende então, delinear as características desse novo ensino de dança porque ele está cada vez mais sendo difundido e porque ele proporciona uma aproximação de amadores com o mundo da dança. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)