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O estado da arte nas pesquisas sobre reflexividade: de 1995 a 2005.

Processo: 05/59625-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Ana Paula Rocha Bonetti
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia educacional   Reflexividade   Formação de professores   Produção científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao Do Professor | Producao Cientifica | Psicologia Educacional | Reflexividade

Resumo

A linha de pesquisa sobre o pensamento do professor surgiu nos Estados Unidos em 1974, com o nascimento da ISATT (International Study Association on Teacher Thinking). Lee Shulman é considerado o "pai'' desta linha de investigações, a partir da coordenação que realizou de um dos dez painéis apresentados no Congresso do "National Institute of Education", em 1975. A partir de então, o professor é considerado como um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios que considera os mais adequados para atingir as metas desejadas, sendo a reflexividade constituída, necessariamente, por discussões que busquem fundamentar teoricamente as tomadas de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez mais intencional e menos ingênua. Entretanto, como a literatura tem definido e conceituado o pensamento do professor e a reflexividade? Como se pode caracterizar estes conceitos? Como eles se constituem? O que tem sido produzido e divulgado na literatura científica sobre estas temáticas? A necessidade de investigar estas questões surgiu a partir da realização de um trabalho compartilhado entre a universidade e uma escola pública (Projeto Escola singular: ações plurais), que tem como fundamentos o pensamento do professor e a reflexividade. A pesquisa aqui proposta é parte de uma pesquisa maior que tem dois objetivos gerais, sendo um deles subdividido: fazer uma análise acerca do "estado da arte" existente sobre a temática do pensamento do professor e sobre a reflexividade, Para satisfazer ao primeiro objetivo, será feita uma análise da produção científica no período de 1983 a 2005 (subdividido em: 1983 a 1994 e 1995 a 2005). Nas pesquisas sobre o pensamento do professor, buscar-se-á analisar a produção cientifica no período de 1975 até 2005. Os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo, realizada a partir da sua coleta. Ao final, esta pesquisa maior pretende contribuir para o delineamento da concepção de reflexividade e pensamento do professor, uma vez que a literatura científica tem apresentado pesquisas com pressupostos e delineamentos diversos e algumas vezes até antagônicos. (AU)

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