Busca avançada
Ano de início
Entree

Licenciatura e psicologia: crencas, dilemas e contribuicoes.

Processo: 01/04624-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Maria Falcão de Aragão
Beneficiário:Fabio Bacchiegga
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Licenciatura   Competências   Crenças   Psicologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competencias | Crencas | Dilemas | Licenciatura | Psicologia Educacional

Resumo

Sob o olhar dos discentes de Licenciatura de uma Universidade pública paulista e buscando-se contribuir para a análise e compreensão da formação docente dentro dos cursos de Licenciatura, bem como compreender as contribuições da ciência psicológica na formação de professores, especialmente na constituição e desenvolvimento do profissional prático-reflexivo, este projeto tem por objetivo identificar e analisar as crenças dos licenciados acerca das competências que julgam necessárias em sua formação e na prática docente, além de suas expectativas no que concerne às contribuições da Psicologia Educacional. Para tanto, foi realizada uma atividade acadêmica (A carta e O Pedido) por alguns docentes de Licenciatura, em que os alunos deveriam apontar as competências que julgassem necessárias à prática docente e os pedidos de como a disciplina Psicologia Educacional poderia contribuir para que se desenvolvessem tais competências. O procedimento de análise de dados será baseado na Análise de Conteúdo, quando serão arroladas as crenças apontadas e, a seguir, realizar-se-ão entrevistas recorrentes com alguns alunos aleatoriamente indicados, sendo, posteriormente, suas verbalizações submetidas ao mesmo procedimento de análise. Com base nas informações aqui obtidas pretende-se contribuir com a melhoria da formação de professores na direção da qualidade de ensino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)