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Formação técnica em agropecuária dos jovens filhos de agricultores familiares: significados e projetos.

Processo: 09/08944-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Extensão Rural
Pesquisador responsável:Antonio Lázaro Sant'Ana
Beneficiário:Gabriela dos Santos Souza
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura familiar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agricultura familiar | estratégias familiares e individuais | Etec Jales | formação técnica em agropecuária | Jovens Rurais | Agricultura familiar

Resumo

A reprodução social dos produtores familiares é ameaçada por diversos fatores, como a imposição do mercado de trajetórias tecnológicas e de comercialização inadequadas; a dificuldade de acesso à terra; as regras de partilha e sucessão que levam a excessiva subdivisão da área ou à escolha de sucessores menos preparados para os desafios atuais da agricultura. A saída dos jovens rurais tem motivado vários diagnósticos que apontam um duplo problema para a continuidade das unidades familiares: o desinteresse dos filhos pelo trabalho agrícola e a transferência da gestão da propriedade para o filho com menor aptidão para o estudo e/ou negócio, o que pode gerar impasses em um mundo cada vez mais exigente em conhecimento tecnológico e de mercado. Esta proposta faz parte de uma pesquisa mais ampla denominada "Vivências e projetos dos jovens rurais: ameaças para a reprodução social da agricultura familiar?" que se propõe a investigar o que os jovens estudantes da Etec Jales, filhos e filhas de agricultores familiares, têm realizado, o que pensam sobre a família, o estudo, o trabalho, o lazer e quais são suas perspectivas para o futuro. A presente proposta, cujo enfoque se refere aos jovens matriculados em cursos diretamente ligados às atividades agropecuárias, visa analisar os fatores envolvidos na escolha do curso, o papel desempenhado pelas famílias nesta opção, como estão vivenciando esta dupla inserção (escola e unidade familiar) e quais os planos e as perspectivas destes jovens após completarem sua formação técnica na Etec Jales. A investigação será baseada em questionários aplicados individualmente aos jovens e, após análise preliminar destes, serão realizadas entrevistas coletivas (gravadas) com pequenos grupos de alunos. A realização de análises sobre as características e perspectivas dos jovens, filhos de produtores familiares, que estão inseridos em cursos ligados à agropecuária, portanto demonstram, em princípio, disposição para ampliar seus conhecimentos técnicos e gerenciais na área, poderá contribuir para entender quais os fatores que têm sido decisivos para que os jovens permaneçam ou não ligados à terra; e em que medida as estratégias familiares, adotadas frente à nova realidade vivenciada pela agricultura familiar, influenciam essas decisões.

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