Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao e compensacao de desbalanco residual em rotores flexiveis.

Processo: 95/07059-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1996
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1997
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Ilmar Ferreira Santos
Beneficiário:Ivan Marques Rodarte
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Dinâmica de rotores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Balanceamento | Dinamica De Rotores | Elementos Finitos | Tecnicas De Identificacao | Vibracao Em Amquinas

Resumo

O objetivo deste trabalho é a elaboração de um programa computacional, capaz de predizer o desbalanço concentrado a ser introduzido em diferentes planos de balanceamento, para que, uma turbina flexível, balanceada numa velocidade abaixo da nominal (e conseqüentemente abaixo da sua velocidade crítica), continue apresentando um nível de vibração reduzido, quando a mesma opera numa velocidade nominal superior à da crítica. Com o auxílio de um modelo matemático refinado e combinando-se resultados teóricos e experimentais, procurar-se-á, então, identificar o desbalanço residual presente na turbina, quando a mesma opera em baixas velocidades e se comporta como um corpo rígido, e predizer o desbalanço a ser introduzido para que, na velocidade de operação nominal da máquina, este desbalanço faça com que a turbina, agora comportando-se como um corpo flexível, auto-centralize-se e mantenha determinados níveis de vibração. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)