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Práticas pedagógicas na pré-escola e suas relações com o ensino fundamental de nove anos: uma discussão acerca da qualidade na educação infantil

Processo: 08/50023-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Bianca Cristina Correa
Beneficiário:Melina Cambi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da educação   Pré-escolar   Prática de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Praticas Pedagogicas | Pre Escola | Qualidade

Resumo

A Lei federal 11.274 de fevereiro de 2006 alterou o disposto na Lei 9.394 de dezembro de 1996 - LBD - determinando que a partir de sua aprovação, todas as crianças com seis anos de idade deverão ser matriculadas, obrigatoriamente, no ensino fundamental (EF) que passa a durar nove e não mais oito anos. Com essa alteração no EF, a Educação Infantil (El) passa a atender, em seu último ano de funcionamento, as crianças com cinco anos de idade. Diante desse reordenamento legal e considerando que a Rede Municipal de Educação (RME) de Ribeirão Preto reestruturou seu sistema em 2006, o presente projeto se propõe a analisar, em saias de aula do último período da pré-escola, as práticas pedagógicas adotadas após a implantação da Lei nº. 11.274/06, que alterou a organização etária na educação infantil. Dada a amplitude e a complexidade do tema, o estudo deter-se-á em três eixos principais que se referem à qualidade na El: currículo, formação de professores e relação escola-família. O trabalho contará com pesquisa bibliográfica abordando principalmente os três eixos mencionados. A pesquisa empírica será realizada em uma pré-escola da RME de Ribeirão Preto, selecionada considerando-se critérios de estrutura e organização, no que se refere à qualidade de atendimento à criança. A observação concentrar-se-á, em linhas gerais, na reorganização do Projeto Político Pedagógico e do Currículo; na formação continuada dos professores; na disponibilidade de recursos materiais e nos processos de relação escola-família. Serão realizadas entrevistas com professores, diretores, familiares, alunos e, no âmbito do sistema, um responsável pela escola na Secretaria Municipal de Educação e um membro do Conselho Municipal de Educação. Como resultado deste estudo, espera-se evidenciar as condições de implantação da lei que alterou a faixa etária a ser atendida na pré-escola e os possíveis impactos sobre a organização didático-pedagógica desta etapa da educação infantil. (AU)

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