Busca avançada
Ano de início
Entree

Construcao e reconstrucao de atitudes e posicionamentos em relacao a deficiencia durante o periodo da graducao em medicina.

Processo: 00/10974-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Lígia Assumpção Amaral
Beneficiário:Vania Aparecida Calado
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Graduação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dedficiencia | Graduacao

Resumo

No nosso contexto sócio-cultural, são muito presentes no cotidiano das pessoas com deficiência as relações com profissionais da área da saúde e com os estudantes em formação nas diversas categorias. Tais profissionais fazem parte da interlocução do deficiente com o mundo, podendo interferir no desenvolvimento e no processo de estruturação do indivíduo. O objetivo é, então, conhecer, a partir da perspectiva do estudante de Medicina, como se dá a construção de todo um conhecimento, através da teoria, da prática e das relações estabelecidas, no que concerne a atitudes e posicionamentos frente à deficiência, além do estudo sobre como a deficiência e assuntos referidos ao social e coletivo são ensinados. Para isso serão contactados estudantes de Medicina, que gostariam de colaborar com a pesquisa, até o quarto ano, período em que se estuda apenas a teoria, e alunos que estejam no Internato, quando iniciam a prática e estabelecem as primeiras relações com os pacientes. Será feito também um estudo do currículo de Medicina, a respeito de sua estrutura, reforma curricular (se ocorreu) e conteúdo das disciplinas ministradas. O instrumento de investigação será entrevista semi-dirigida, com roteiro que contemple tópicos relativos às questões propostas no projeto. A análise da entrevista será qualitativa, considerando tanto aspectos manifestos quanto latentes. A pesquisa documental será feita através de visita à biblioteca e à sessão de alunos de graduação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)