Busca avançada
Ano de início
Entree

Design lúdico: parâmetros para a construção de jogos educativos baseados nos princípios de RPG

Processo: 07/55334-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial
Pesquisador responsável:Milton Koji Nakata
Beneficiário:Bruno Cesar de Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Jogos educativos   Jogos de RPG   Avaliação da aprendizagem   Bauru (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Design De Jogos | Design E Educacao | Design Ludico | Ilustracao E Caracterizacao | Jogos Educativos | Rpg

Resumo

A educação de crianças é um tema discutido amplamente por várias áreas do conhecimento. O estudo desse assunto é de extrema importância por tratar de aspectos que envolvem a formação do indivíduo que futuramente será um cidadão e exercerá seus direitos e deveres com total responsabilidade. Apoiado nos preceitos de pedagogia o design vem contribuir de forma sistemática no que compete ao assunto "jogos educativos", área essa em que o designer pode e deve contribuir para um melhor resultado. Para tanto, necessita-se estudar as várias vertentes desse tema onde, o lúdico se apresenta como uma promissora ferramenta na educação de crianças, que pode ser totalmente aproveitada no design de jogos educativos. O objetivo desse estudo é obter parâmetros para a construção de jogos educativos baseando-se nos princípios de RPG (Role-Playing Games) por sua dinâmica de jogabilidade que permite ser transformado em uma eficaz ferramenta educativa. Para isso, estima-se fazer um levantamento de dados junto às escolas da rede municipal de ensino da cidade de Bauru - SP (três ou mais instituições), observando crianças de 6 a 10 anos de idade através de uma abordagem metodológica para obtenção de dados concisos considerando fatores como questões de inclusão social, o "desenho" e a aprendizagem, a questão dos jogos como ferramenta de ensino nas escolas, dificuldades que os mesmos encontram na metodologia de ensino aplicada pelo professor, aspectos lúdicos que atraem a atenção dos alunos, dentre outros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)