Busca avançada
Ano de início
Entree

Emissao de h2 em nucleos ativos de galaxias.

Processo: 07/04498-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Ruth Bomfim Gruenwald
Beneficiário:Isabel Regina Guerra Aleman
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Núcleos ativos de galáxias   Infravermelho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:AGNs | Emissão em Linhas | Hidrogênio Molecular | Infravermelho | Modelos de fotoionização | núcleos ativos de galáxias | Núcleos Ativos de Galáxias

Resumo

Um dos importantes problemas ainda não resolvidos sobre núcleos ativos de galáxias é a determinação do mecanismo de excitação das linhas estreitas moleculares emitidas pelo gás. Um problema correlacionado é o da localização do gás que produz essas linhas. As linhas da molécula H2 já foram observadas no espectro infravermelho de diversos núcleos ativos de galáxias e seu estudo pode contribuir para a elucidação destas questões. Em trabalhos anteriores, mostramos que a emissão de H2 é maior em nebulosas planetárias cuja estrela central tem alta temperatura. A grande quantidade de fótons de alta energia emitidos por esse tipo de estrela produz no gás uma região extensa propícia à existência de moléculas H2. Como a região que emite as linhas estreitas nos núcleos ativos tem condições físicas semelhantes às condições dessas nebulosas planetárias com estrelas quentes, pois o espectro ionizante em ambos os casos contêm um grande número de fótons de alta energia, é natural esperar que quantidades significativas de H2 possam também existir nessa região. No projeto de pesquisa proposto temos como objetivo calcular e estudar a emissão de H2 em linhas no infravermelho na região de linhas estreitas de núcleos ativos de galáxias, utilizando o código de fotoionização unidimensional Aangaba. Estudaremos a dependência dessa emissão com o espectro ionizante e as propriedades do gás. Será analisada a importância dos diversos mecanismos radiativos e colisionais que excitam a molécula H2, assim como a formação e destruição de H2 em estados excitados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KIMURA, R. K.; GRUENWALD, R.; ALEMAN, I.. Molecular chemistry and the missing mass problem in planetary nebulae. Astronomy & Astrophysics, v. 541, . (07/04498-2)
RIFFEL, R.; RODRIGUEZ-ARDILA, A.; ALEMAN, I.; BROTHERTON, M. S.; PASTORIZA, M. G.; BONATTO, C.; DORS, JR., O. L.. Molecular hydrogen and [Fe II] in active galactic nuclei - III. Low-ionization nuclear emission-line region and star-forming galaxies. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 430, n. 3, p. 2002-2017, . (07/04498-2, 09/14787-7)