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Aerofólio com arqueamento variável utilizando fibras piezocerâmicas (MFCs) como atuadores

Processo: 09/09537-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Carlos de Marqui Junior
Beneficiário:André Mello de Campos Arruda
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Piezoeletricidade   Túneis de vento   Materiais inteligentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueamento variável | Fibras piezoelétricas | Piezoeletricidade | Túnel De Vento | Materiais Inteligentes

Resumo

Os avanços realizados nos campos de estruturas e materiais ativos durante a última década possibilitam investigações que podem viabilizar novas alternativas para seu uso em aeronaves. Vislumbram-se, por exemplo, novas maneiras de se alterar a geometria de uma aeronave durante o vôo. Esse conceito não é recente, pois os aviões já apresentam alguma forma de variação de geometria em suas asas. Porém, os materiais e tecnologias ativas disponíveis permitem pesquisas com o intuito de se obterem novos mecanismos adaptativos que possam melhorar o desempenho da aeronave. Assim, poderão surgir aeronaves mais versáteis, que se adaptem às variadas missões e condições de vôo. A variação suave e ativa do arqueamento de um aerofólio, uma definição para o termo morphing, é uma das formas de se contribuir para o surgimento dessas aeronaves. Os UAVs (Unmanned Aerial Vehicles) e MAVs (Micro Air Vehicles) deverão ser os primeiros beneficiados com essa tecnologia. Dessa forma, o projeto de pesquisa para a iniciação científica tem como objetivo a fabricação e testes em túnel de vento de um aerofólio ativo que utilize atuadores piezocerâmicos compósitos, conhecidos como Macro Fiber Composite (MFC), para a variação suave do seu arqueamento (morphing). Seu desempenho aerodinâmico será comparado aos resultados medidos com um aerofólio de arqueamento fixo e com um aerofólio com uma superfície de controle articulada no bordo de fuga.

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