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A heterogeneidade da escrita no estudo da virgula em bate-papos virtuais na internet.

Processo: 07/01702-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Fabiana Cristina Komesu
Beneficiário:Viviane Vomeiro Luiz Sobrinho
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Crianças   Heterogeneidade   Escrita   Internet
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Escrita | Heterogeneidade | Internet | pontuação | vírgula | Análise do Discurso

Resumo

Nosso objetivo neste projeto de pesquisa é estudar o processo de escrita de crianças em fase de alfabetização, usuárias de salas de bate-papo virtual na internet. Mais especificamente, procuramos refletir sobre a questão do uso não convencional da vírgula nessa atividade verbal de interação, com a investigação tanto do emprego que foge à regra gramatical quanto da ausência desse recurso da pontuação em textos de “conversas” on-line. A hipótese é a de que esse uso não convencional da vírgula não afeta a produção de sentidos na relação entre o escrevente e o leitor, como poder-se-ia supor de uma perspectiva normativa, a qual concebe a escrita dos bate-papos virtuais como lugar do “erro”. De nosso ponto de vista, trata-se de uma atividade verbal heterogênea, constituída mediante práticas orais/faladas e práticas letradas/escritas, em emergência no ambiente digital. Procuramos avaliar essas práticas discursivas fundamentando-nos, de um lado, no conceito de enunciado proposto por Bakhtin (1997), o qual privilegia a relação dialógica constitutiva da atividade da linguagem; de outro, apoiamo-nos no conceito de modo heterogêneo de constituição da escrita, proposto por Corrêa (2004), para o estudo de regularidades lingüísticas que compõem o conjunto de textos do material.

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