Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressao e da atividade das enzimas oxido nitrico sintases ncnos, inos e ecnos na fase inicial da doenca periodontal induzida, sob a influencia de nicotina.

Processo: 02/09692-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Dagmar Ruth Stach - Machado
Beneficiário:Taís Nitsch Mazzola
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Doenças periodontais   Óxido nítrico sintase   Óxido nítrico   Nicotina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca Periodontal | Imunohistoquimica | Nicotina | Oxido Nitrico | Oxido Nitrico Sintase

Resumo

A doença periodontal promove a destruição progressiva dos tecidos periodontais, sendo caracterizada por uma resposta inflamatória crônica à placa bacteriana. A progressão da doença induz a migração e ativação de células que participam da resposta imune inflamatória, expressão de citocinas pró-inflamatórias e síntese de óxido nítrico (NO). Este é gerado numa reação catalisada por enzimas óxido nítrico sintases (NOS), que se apresentam em duas isoformas constitutivas (a neuronal, ncNOS, e a endotelial, ecNOS) e uma induzível (iNOS). Entre os fatores de risco para a doença, o consumo de tabaco, que tem como mais importante composto ativo a nicotina, constitui um fator de risco para a progressão e severidade da doença periodontal. O objetivo deste trabalho é estudar a cinética da expressão das enzimas óxido nítrico sintases (ncNOS, iNOS e ecNOS) através de imunohistoquímica e avaliar a ação da nicotina na expressão destas enzimas durante a progressão da doença, num modelo experimental de doença induzida por ligadura em ratos. Os animais serão divididos aleatoriamente em dois grupos, sendo administrado ao grupo controle diariamente 2 ml/g de peso de soro fisiológico via intraperitoneal e ao grupo experimental, 2 ml/g de peso de solução de nicotina (0,365 g/L) e o sacrifício ocorrerá após 3, 5, 7 e 15 dias da indução da doença periodontal. A análise estatística dos resultados ocorrerá através do teste U de Mann - Whitney. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)